quarta-feira, 12 de maio de 2010

Resumo - Tórax

Síntese: Anatomia do Tórax

O tórax, formado pela cavidade torácica, seu conteúdo e a parede que o circunda, é a parte do troco situada entre o pescoço e o abdome. O formato e o tamanho da cavidade torácica e da parede específica são muito diferentes (principalmente menores) daqueles do peito (parte superior do tronco), porque este último inclui alguns ossos e músculos do membro superior e, nas mulheres, as mamas.
As funções da parede torácica são proteger o conteúdo da cavidade torácica, permitir a mecânica respiratória e proporcionar fixação para a musculatura do pescoço, dorso, mmss e abdominal. Seu formato de cúpula confere à cavidade torácica a resistência necessária, e seus elementos osteocartilaginosos leves, relativamente flexíveis, e articulações permitem a flexibilidade necessária principalmente para a respiração.
Posteriormente, a cavidade torácica é formada por uma coluna de 12 vértebras torácicas e discos IV interpostos. Lateral e anteriormente, é formada por 12 costelas, a maioria delas contínua com uma cartilagem costal anteriormente que se articula direta ou indiretamente com o esterno. As costelas, os espaços intercostais entre elas, e as linhas verticais extrapoladas de estruturas visíveis ou palpáveis proporcionam uma grade para a localização precisa de estruturas relacionadas ou de patologias.
Os movimentos da maioria das costelas ocorrem ao redor de um eixo geralmente transverso que passa pela sua cabeça, pelo pescoço e tubérculo. Este eixo, mais a inclinação e a curvatura das costelas, resulta em movimentos tipo alça de balde, que modificam o diâmetro transversal do tórax, e movimentos tipo alavanca de bomba, que alteram seu diâmetro AP. Entretanto, mais importante é a contração e o relaxamento do diafragma superiormente convexo, que alteram suas dimensões verticais. As dimensões crescentes resultam em inalação, e as dimensões decrescentes causam expiração.
O tórax é superposto pelos músculos toracoapendiculares dos mmss. Esses músculos são responsáveis por muitas características anatômicas de suas superfícies, juntamente com as mamas. A maioria desses músculos pode realizar respiração profunda quando o cíngulo do mmss é fixado. Entretanto, os músculos verdadeiramente torácicos têm pouca, ou nenhuma, características superficiais. Os músculos serráteis posteriores são finos, com pequenos ventres que podem ser órgãos proprioceptivos.
A fáscia muscular (profunda) recobre e reveste os músculos da parede torácica, assim como em outros lugares. Nos locais em que as porções carnosas dos músculos intercostais estão ausentes, sua fáscia é contínua na forma de membranas intercostais, de forma que a parede seja completa. A fáscia endotorácica é uma fibroareolar fina situada entre a face interna da cavidade torácica e o revestimento das cavidades pulmonares, que pode ser aberta cirurgicamente para ter acesso às estruturas torácicas.
O padrão de distribuição das estruturas neurovasculares da parede torácica reflete a construção da caixa torácica. Essas estruturas seguem nos espaços intercostais, paralelas às costelas, e servem aos músculos intercostais e também ao tegumento e a pleura parietal em suas faces superficial e profunda. Como não ocorre a formação de plexo em relação à parede torácica, o padrão de inervação periférica e segmentar (em dermátomos) é idêntico nessa região. Os nervos intercostais seguem um trajeto póstero-anterior ao longo do comprimento de cada espaço intercostal, e as arterias e veias intercostais anteriores e posteriores convergem e anastomosam-se aproximadamente na linha axilar anterior. Os vasos posteriores da artéria aorta torácica e drenam para o sistema venoso ázigo, os vasos anteriores originam-se da artéria torácica interna e seus ramos, e drenam para a veia torácica interna e suas tributárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário